fbpx

Ortodontia

O que é um ortodontista?

Um ortodontista é um especialista em odontologia que analisa o melhor posicionamento dos dentes e das estruturas ósseas adjacentes . Quando há espaço suficiente em sua boca, o ortodontista pode manipular dentes e ossos até o alinhamento ideal, usando vários aparelhos ortodônticos. No entanto, se não houver espaço suficiente em sua boca, alguns dentes podem ter que ser removidos para obter os resultados ortodônticos desejados.

Aparelhos ortodônticos podem ser feitos de metal, cerâmica ou plástico e podem ser removíveis ou ligados aos seus dentes, dependendo da sua situação dental ou preferência.

Má-oclusões dentárias

Geralmente, as más oclusões dentárias são a razão pela qual tratamentos ortodônticos podem ser necessários. Má oclusões dentárias são desalinhamentos em dentes que incluem dentes apinhados, dentes para frente, dentes muito espaçados e mordidas cruzadas. As más oclusões são causadas quando há uma diferença entre os tamanhos dos maxilares superior e inferior ou quando a relação dente-maxila está desequilibrada.

As más-oclusões dentárias podem dar-lhe um sorriso pouco atraente e prejudicar a função adequada da boca, dificultando a capacidade de falar e / ou mastigar adequadamente. Além disso, as más oclusões dentárias dificultam a limpeza efetiva dos dentes. Por esse motivo, aqueles com más oclusões dentárias têm maior risco de desenvolver problemas de saúde bucal, como cárie dentária, gengivite (gengivite) e até mesmo perda de dentes!

Então ... Quais são minhas opções de tratamento?

Na Orthoprev Odontologia, oferecemos uma variedade de tratamentos ortodônticos modernos para nossos pacientes, incluindo aparelhos tradicionais e alinhadores transparentes Invisalign®.

Invisalign® Clear Aligners

Os aparelhos Invisalign® podem dar o sorriso bonito e confiante que você sempre quis sem que ninguém perceba que você os usa!

Praticamente invisíveis e removíveis, os aparelhos Invisalign podem ser uma alternativa eficaz aos aparelhos tradicionais para adolescentes, adultos e crianças que querem corrigir os dentes, evitando o constrangimento de  usar fios de metal e braquetes.

O sistema Invisalign® consiste em uma série de aparelhos ortodônticos chamados alinhadores que permitem que você corrija os dentes confortavelmente. Os alinhadores Invisalign são personalizados para se ajustarem à sua boca e permitem que os dentes sejam corrigidos em pequenos passos até a posição final desejada.

Quais são as vantagens do Invisalign?

Alinhadores Invisalign não são apenas invisíveis, mas também são facilmente removíveis. Os alinhadores Invisalign só precisam ser removidos ao comer, escovar e usar fio dental, e podem ser usados ​​durante a prática de esportes ou enquanto você toca seu instrumento favorito.

Alinhadores Invisalign também são confortáveis. Eles não contêm fios ou braquetes de metal que incomodam e causam abrasões na boca durante o tratamento.

Aparelhos tradicionais

Aparelhos tradicionais usam elásticos, bandas, braquetes de metal e fios que são colocados na frente de seus dentes para gradualmente manipular seus dentes para o seu alinhamento ideal.

Hoje, os aparelhos tradicionais se tornaram "menos tradicionais", permitindo que você personalize a aparência dos seus aparelhos. Por exemplo, é possível obter braquetes cerâmicos, para uma aparência discreta. Alternativamente, você pode colocar elásticos coloridos para dar ao seu aparelho uma aparência única e colorida.

perguntas frequentes

Quem pode usar aparelho?

Qualquer um de qualquer idade pode usar aparelhos! De fato, aproximadamente 20% das pessoas que usam aparelho são adultos com idade entre 20 e 60 anos. Os aparelhos são usados ​​não só para melhorar o seu sorriso, mas também para corrigir o alinhamento inadequado dos dentes, o que pode levar à doença periodontal e à perda precoce dos dentes.

Por quanto tempo meu tratamento ortodôntico durará?

A duração do tratamento ortodôntico pode depender de muitos fatores individuais. Um dos fatores mais importantes na duração do tratamento ortodôntico é a cooperação do paciente em manter as consultas ortodônticas agendadas, manter a higiene adequada, cuidar dos aparelhos ortodônticos e o uso adequado dos aparelhos ortodônticos. Outros fatores são a saúde oral e geral do paciente como: perda óssea, reabsorção das raízes.

O que devo esperar na minha primeira visita?

Sua visita inicial lhe dará a oportunidade de conhecer seu dentista e discutir possíveis opções de tratamento ortodôntico. Isso permitirá que o dentista respondam a quaisquer perguntas que você possa ter em relação ao seu tratamento. Um exame clínico será realizado e um pedido de radiografias será lhe dado para que seja realizado.

Aparelho dói?

Normalmente, pode haver um pequeno desconforto temporário de dois a três dias após cada ajuste dos aparelhos. No entanto, esse desconforto pode ser efetivamente minimizado com o uso de analgésicos.

Os aparelhos afetarão minha dieta?

Temporariamente. Uma "dieta de alimentos moles" é recomendada quando os aparelhos são inicialmente ligados aos dentes, pois pode haver um nível menor e temporário de desconforto. "Alimentos suaves" incluem alimentos como sopa, massa bem cozida. Depois de alguns dias, quando os dentes começam a se sentir menos sensíveis, você pode retomar sua dieta regular - com algumas restrições. Alimentos que têm o potencial de causar danos aos aparelhos devem ser evitados durante o tratamento ortodôntico, incluindo:

  • Alimentos mastigáveis: pãezinhos duros, carne com osso
  • Alimentos crocantes: pipoca, gelo
  • Alimentos pegajosos: caramelos, goma, chicletes, balinhas
  • Alimentos duros: nozes, doces, amendoim,  pirulito, castanhas
  • Alimentos que você tem que morder: milho na espiga, maçãs, cenouras

Posso praticar esportes enquanto uso aparelho?

Sim. Durante o tratamento ortodôntico, você poderá jogar praticamente qualquer esporte ou atividade com que esteja envolvido antes do tratamento ortodôntico. No entanto, é altamente recomendado que um protetor bucal esportivo seja usado durante qualquer atividade esportiva para diminuir o risco de danificar seus aparelhos ortodônticos ou causar lesões nos tecidos moles de sua boca. Clique aqui para saber mais sobre protetores bucais de esportes personalizados.

Por que eu tenho que usar uma contenção?

As contencoes são muito importantes porque ajudam a manter os dentes retos na conclusão do tratamento ortodôntico. Se as contencoes não forem usadas ​​conforme as instruções, seus dentes podem movimentar. Contencoes são mais cruciais logo após os aparelhos serem removidos, porque é quando os dentes começam a se estabilizar. Usar uma contenção conforme as instruções ajudará a manter os dentes na posição ideal.

O que custa o tratamento ortodôntico?

É impossível determinar o custo de um tratamento como esse sem ver você pessoalmente. Cada indivíduo requer um plano de tratamento ortodôntico personalizado que variará em complexidade, duração e com os aparelhos ortodônticos utilizados. No entanto, o tratamento ortodôntico é um bom investimento quando comparado com o custo de problemas não tratados causados ​​por más oclusões dentárias. Ou seja, o tratamento ortodôntico pode ter benefícios de longo prazo à saúde e pode contribuir para evitar problemas dentários sérios e dispendiosos mais tarde na vida.

Agendar Consulta

Edifício New Times Square

Av T-10, Número 208, Salas 210/211

(62) 99143-6362

Ligue para nós hoje!

Aberto

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Fazer Agendamento

[email protected]