Mal Hálito

Mau Hálito (Halitose) - Assistência Odontológica

O mau hálito, também chamado de "halitose", é um odor desagradável que pode ser facilmente detectado por outras pessoas. Estima-se que até 50% da população sofra de mau hálito!

O mau hálito pode ter efeitos negativos em seus relacionamentos, amizades e situações sociais, incluindo sua vida romântica. Pode arruinar entrevistas, datas, primeiras impressões e interações com colegas de trabalho. Algumas pessoas podem até não ter consciência de que têm mau hálito até que um amigo íntimo ou outra pessoa o indique - o que muitas pessoas relutam em fazer.

A boa notícia é que, se você sofre de mau hálito, tem muitas opções para ajudar a aliviar o problema e evitar possíveis constrangimentos.

Causas do mau hálito

Não é incomum ter crises temporárias de mau hálito. Existem várias razões possíveis para o mau hálito; alguns sugerem a presença de outras condições e ou não. Na maioria dos casos, o excesso de bactérias causadoras de odor na boca causa mau hálito. Essas bactérias prosperam e se multiplicam nas partículas de alimento deixadas nos dentes. À medida que crescem e se multiplicam, as bactérias metabolizam as partículas dos alimentos e, como subproduto, emitem enxofre, que tem um odor desagradável.

Vários outros fatores podem causar mau hálito, incluindo:

• Certos alimentos, como alho, cebola e café
  • Produtos de tabaco, como cigarros e tabaco de mascar
  • Medicamentos de prescrição
  • Boca seca
  • Má higiene bucal

Embora episódios temporários de mau hálito sejam comuns, as condições médicas subjacentes (por exemplo, doença de refluxo ácido), doenças sistêmicas (por exemplo, diabetes, doença hepática) ou doença periodontal(doença gengival ou gengivite) podem causar mau hálito. O mau hálito é um sinal especialmente comum de gengivite precoce. O mau hálito constante e grave pode sugerir a presença de muitas dessas condições.

Como prevenir o mau hálito

Na maioria dos casos, a prática de uma boa higiene bucal e o agendamento de atendimentos odontológicos preventivos regulares podem reduzir significativamente a ocorrência de mau hálito.

10 dicas para ajudar a se livrar do mau hálito:

1. Escovar os dentes.
  2. Lembre-se de limpar a superfície da língua enquanto escova os dentes (as bactérias tendem a se acumular na língua, o que pode causar mau hálito).
  3. Passe fio dental pelo menos uma vez por dia para remover partículas de alimento entre os dentes. Se você não tiver certeza de como usar o fio dental adequadamente, fale com seu dentista.
  4. Use um enxaguatório bucal com um agente anti-bacteriano 1-2 vezes por dia.
  5. Mastigue chicletes sem açúcar após as refeições ou lanches para ajudar a limpar a boca das bactérias causadoras de odores.
  6. Beba muita água após as refeições e lanches para ajudar a lavar as partículas de alimentos e bactérias da boca.
  7. Parar de fumar e / ou o uso de todos os produtos do tabaco, pois o tabaco pode causar mau hálito, bem como outros problemas de higiene bucal e de saúde (doença periodontal, gengivite, boca seca ou câncer bucal).
  8. Minimize a quantidade de álcool que você consome, pois o álcool pode causar boca seca.
  9. Adicione mais frutas e vegetais à sua dieta, pois a qualidade fibrosa desses alimentos pode ajudar a remover naturalmente a placa causadora de odores dos dentes.
  10. Minimize a quantidade de café e alimentos que causam odor que você consome (por exemplo, cebola, alho, certas especiarias), pois estes são difíceis de eliminar da sua respiração.

10 maneiras que seu dentista pode ajudá-lo com seu problema de mau hálito:

1. Profissionalmente, limpe os dentes: limpezas regulares realizadas por seu dentista (pelo menos a cada seis meses) podem ajudar a garantir que o excesso de placa bacteriana causadora de odores seja efetivamente removido dos dentes.
  2. Descartar problemas de saúde bucal subjacentes: Exames regulares realizados por um dentista podem determinar se problemas de saúde bucal subjacentes (por exemplo, infecção, boca seca, cáries, gengivite ou doença periodontal) estão causando mau hálito. Se qualquer uma destas condições que causam mau hálito estiverem presentes, o odontólogo pode desenvolver um plano de tratamento com você para efetivamente resolver o problema.
  3. Recomende um creme dental eficaz e enxaguatório bucal : Manter uma boa higiene oral deve ser um aspecto crucial do seu dia, e com o uso regular dos produtos de cuidados dentários adequados. Um dentista pode fornecer recomendações sobre quais creme dentais e enxaguatórios bucais antibacterianos são mais eficazes para o controle do mau hálito. O dentista pode também fornecer-lhe um tipo especial de enxaguatório bucal ou spray bucal se o seu mau hálito for grave. Efetivamente usar fio dental e escovar também ajudará a prevenir doenças nas gengivas e cárie dentária também!
  4. Teste sua respiração: um odontólogo pode determinar se você realmente tem mau hálito testando sua respiração usando medidores, como um Halimeter ou um OralChroma. Esses tipos de medidores de respiração medem a quantidade de sulfetos em sua respiração que pode causar maus odores.
  5. Recomende um bom raspador de língua:   Como as bactérias causadoras de odor tendem a se acumular na língua, especialmente na parte posterior da boca e parte posterior da língua, um bom raspador de língua recomendado por um dentista pode ajudar.
  6. Verifique se há próteses mal ajustadas ou soltas, aparelhos orais ou aparelhos removíveis: as áreas da boca podem ficar irritadas quando os aparelhos ortodônticos ou próteses estão muito soltos ou não se encaixam corretamente, causando feridas nas gengivas e até infecções. É recomendável que você visite um dentista pelo menos duas vezes por ano para garantir que seus dispositivos ortodônticos ou próteses estejam adequados e que eles sejam limpos profissionalmente para remover o excesso de bactérias. Nestas consultas, você também pode receber recomendações sobre os melhores produtos odontológicos para manter seus aparelhos orais limpos e manter uma boa saúde bucal.
  7. Verifique se há trabalho odontológico antigo: um dentista pode detectar e reparar restaurações defeituosas que estiverem aprisionando partículas de alimentos ou que foram infectadas. O dentista também pode verificar o trabalho antigo de prótese dentária, lentes de contato dental, próteses totais ou parciais ou coroas dentárias para garantir que não haja infecções, trincas ou partículas de alimentos presas, que podem causar mau hálito.
  8. Determine se os dentes do siso precisam ser removidos: Quando os dentes do siso estão apenas parcialmente em erupção, eles podem se tornar difíceis de limpar, deixando as partículas de alimento presas embaixo da gengiva. Isso pode causar cárie dentária, infecção e mau cheiro, e dentista pode aconselhar uma extração de dentes do siso.
  9. Verifique suas prescrições: Certos medicamentos podem contribuir para a secura da boca (xerostomia) e um mau gosto e odor na boca. Um dentista pode ajudar a identificar quais medicamentos (por exemplo, pílulas de pressão arterial, anti-depressivos, anti-histamínicos) podem estar causando o problema e pode recomendar discutir esses medicamentos com seu médico.
  10. Sugira um exame físico completo com um médico: Se o dentista determinar que não há problemas na saúde bucal presentes após um exame oral, o dentista pode recomendar a realização de um exame físico completo com um médico. Mau hálito pode ser causado por outros problemas de saúde subjacentes, incluindo problemas de fígado, refluxo ácido, diabetes e sinusite.

Não sofra as conseqüências de ter mau hálito - experimente estas dicas úteis e consulte sua equipe profissional da Orthoprev para obter ajuda!

• Traga uma distração: ler um bom livro ou ouvir música suave no seu fone de ouvido pode ajudá-lo a ficar calmo e relaxado na sala de espera do centro odontológico antes de sua visita ao dentista.
  • Diga ao dentista: Deixe o dentista saber sobre sua ansiedade odontológica antes de sua consulta odontológica. Isso ajudará o dentista a lidar melhor com suas apreensões e preocupações, agilizando a consulta.
  • Faça perguntas: pergunte ao seu dentista para explicar o seu procedimento odontológico de antemão, e orientá-lo passo-a-passo do procedimento conforme ele está sendo realizado. Saber o que esperar pode aliviar um pouco da sua ansiedade dentária e ajudá-lo a se sentir mais no controle da consulta odontológica.
  • Comunique-se: Fale com o seu dentista antes de interromper o procedimento odontológico quando ficar desconfortável. Estabeleça um gesto não verbal, como levantar a mão, quando quiser que o dentista pare. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais no controle do procedimento e permitirá que o dentista saiba quando você está se sentindo desconfortável.