Higiene Dental

As limpezas profissionais programadas regularmente reduzem o acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes e ajudam a prevenir a cárie dentária e a doença da gengiva. Com base em uma avaliação de seus dentes e gengivas, o seu dentista irá criar um plano de tratamento para melhor atender às suas necessidades de saúde bucal. Nossos serviços avançados de higiene dental incluem

• radiografia digital
  • avaliação do tecido gengival (mapeamento periodontal)
  • dimensionamento e aplainamento de raiz
  • rastreamento de câncer bucal
  • instrução em técnicas de escovação e fio dental

Se você precisar de mais do que apenas um cuidado regular de higiene, seu dentista  pode prescrever uma limpeza profunda (Escala e Aplainamento da Raiz). Este procedimento geralmente é feito em seções. A limpeza leva duas sessões, nas quais metade da boca é limpa em cada sessão. Primeiro, os dentes e as gengivas são anestesiados, depois os dentes são limpos com uma combinação de instrumentos ultra-sônicos e manuais. É normal sentir sensibilidade à temperatura após a consulta. Seus dentes podem até ficar sensíveis à mastigação. Suas gengivas ficarão doloridas e podem sangrar.

Às vezes, seu dentista pode aconselhar a colocação de um antibiótico (arestina, perio-chip) na bolsa periodontal, caso seja maior que 4 mm. Nesse caso, os pacientes devem adiar a escovação por 12 horas e evitar o uso de dispositivos de limpeza interproximais (uso do fio dental) por 10 dias. Também os pacientes devem evitar comer alimentos duros, crocantes ou pegajosos por 1 semana.

Após a conclusão do tratamento, é importante seguir uma boa higiene dental, que inclui escovação regular, uso do fio dental e lavagem da boca (com ou sem receita médica). Seu dentista pode colocar você em um acompanhamento de 3 a 4 meses. O não cumprimento retornará sua condição ao seu estado pré-tratado inicial. O acompanhamento regular permitirá que as gengivas e os ossos se curem e evitará mais destruição. A doença da gengiva é uma doença silenciosa e a importância do acompanhamento não pode ser negligenciada.