Extrações

Existem dois tipos de extração de dente:

• Extração simples: realizada em um dente que esteja visível na boca. Cirurgiões dentistas  realizam esse tipo de extração com um instrumento chamado fórceps.
  • Extração complexa: procedimento realizado quando um dente está quebrado na linha da gengiva ou se ainda não erupcionou ( nasceu ). Esse tipo de extração é realizado por um cirurgião-dentista. Algumas vezes é necessário remover osso ao redor do dente ou cortá-lo no meio para removê-lo.

Talvez você receba algum medicamento para ajudar a relaxar. Pessoas com condições específicas, médicas ou comportamentais, e crianças pequenas podem precisar de anestesia geral.

Durante a extração de um dente, você sentirá uma pressão, mas não dor.

Acompanhamento

Seu dentista passará a você instruções detalhadas sobre o que fazer e o que esperar após a cirurgia.

A extração de um dente é uma cirurgia. É esperado que você tenha desconforto, mesmo após extrações simples. Normalmente, um desconforto leve. Uma pesquisa relatou que tomar medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) pode reduzir significativamente a dor após a extração de um dente. Esses medicamentos incluem nimesulida. Tome-os segundo a recomendação de seu dentista. O nível de desconforto e a duração do procedimento de extração dentária dependerá do nível de dificuldade da extração do dente.

Após a extração, uma gaze fará o estancamento do sangue com pressão. Existe a possibilidade de você ainda ter um pequeno sangramento por aproximadamente 24 horas. Após esse período, ele estabilizará. Não interfira no coágulo que formará na ferida.

Pode colocar cubos de gelo no rosto para diminuir o inchaço. Deixe-os no rosto por aproximadamente 20 minutos e interrompa por 20 minutos. Se sua mandíbula estiver dolorida e rígida após o inchaço diminuir, tente fazer compressas mornas.Coma alimentos macios e frios por alguns dias. Tente ingerir outros alimentos conforme você se sinta melhor.

Não deve fumar, utilizar canudos ou cuspir após a cirurgia. Essas ações podem deslocar o coágulo de sangue. Não fume no dia da cirurgia e, após a extração, não fume por 24 a 72 horas.

Usar Periogard 0,12% durante 2x ao dia durante 7 dias. Fazer uso de Antibiótico durante 7 dias.

Riscos

Um problema chamado alveolite seca desenvolve em cerca de 3 a 4% de todos os pacientes que fizerem extração. Ele ocorre quando o coágulo de sangue não é formado no orifício ou o coágulo é expelido ou dissolvido antes do tempo ideal.

Nesse caso, o osso subjacente é exposto ao ar ou a alimentos. Esse problema pode ser muito doloroso e pode causar mau hálito. Normalmente, a alveolite seca começa a causar dor no terceiro dia após a cirurgia.

Ela ocorre em até 30% das extrações de dentes inclusos. É mais provável que também ocorra após extrações difíceis.

Fumantes e mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais também têm mais chances de desenvolverem alveolite seca. Fumar no dia da cirurgia aumenta ainda mais esse risco. A alveolite seca precisa ser tratada com medicamentos que interrompam a dor e estimulem a cicatrização da área.

É possível que haja infecção após uma extração. No entanto, você provavelmente não terá uma se tiver um sistema imunológico saudável e seguir as orientações de seu dentista.

Outros possíveis problemas incluem:

• Danos acidentais a dentes próximos, como fraturas em obturações e/ou dentes.
  • Extração incompleta, em que a raiz do dente permanece na mandíbula – Normalmente o dentista remove a raiz para evitar infecções, mas às vezes é menos arriscado deixar um pequeno pedaço dela.
  • Mandíbula fraturada causada pela pressão durante a extração – Isso ocorre com mais frequência em pessoas idosas com osteoporose (afinamento) no osso maxilar.
  • Um orifício nos seios da face durante a remoção de um dente superior molar – Normalmente, um pequeno orifício fecha sozinho em poucas semanas. Caso isso não ocorra, talvez outro procedimento cirúrgico seja necessário.
  • Dor nos músculos/nas articulações da mandíbula – Pode ser difícil abrir muito a boca. Isso ocorre devido às injeções ou por você ter deixado a boca aberta aberta por muito tempo e/ou recebido muita pressão na mandíbula.
  • Dormências de longa duração no lábio inferior ou no queixo – Este é um problema incomum. Ele é causado por um ferimento no nervo alveolar inferior da sua mandíbula inferior. A cicatrização completa pode levar de três a seis meses. Em casos raros, a dormência pode ser permanente.

Quando procurar ajuda de um profissional?

Entre em contato com seu dentista se:

• O inchaço ficar cada vez pior.
  • Você tiver febre, calafrios ou vermelhidão
  • Você tiver dificuldade de engolir
  • Você tiver sangramento incontrolável na área
  • A área continuar a sangrar após as primeiras 24 horas
  • Sua língua, queixo ou lábios ficarem dormentes por mais de 3 a 4 horas após o procedimento
  • O local da extração ficar muito dolorido – Isso pode ser um sinal de que você desenvolveu alveolite seca.

Se você tiver uma infecção, e neste caso o seu dentista provavelmente receitará antibióticos.