Doença Periodontal

O que é doença periodontal?

A doença periodontal é uma infecção das gengivas, dentes e ossos da mandíbula e da maxila que podem representar uma séria ameaça à sua saúde bucal e saúde geral. A doença periodontal pode começar em praticamente qualquer idade e existe em duas etapas principais: gengivite e periodontite :

Gengivite (inflamação das gengivas)

A gengivite, também conhecida como doença da gengiva, ocorre nos estágios iniciais da doença periodontal. A gengivite é uma inflamação das gengivas causada pela placa bacteriana que se forma nos dentes. Como o excesso de placa se acumula nos dentes, as gengivas ao redor ficam irritadas, vermelhas, inflamadas e podem sangrar facilmente. Se não for removido, a placa bacteriana acumulada nos dentes endurece e forma o tártaro.

Periodontite

Se a gengivite não for tratada adequadamente, ela pode avançar para o estágio posterior da doença periodontal, chamada periodontite. A periodontite é uma inflamação do dente ou dos dentes. Com o tempo, à medida que a placa se acumula abaixo da linha da gengiva, o tecido que prende as gengivas aos dentes é destruído por enzimas bacterianas da placa bacteriana. Isto faz com que as gengivas se afastem dos dentes e formem pequenas "bolsas" de infecção entre os dentes e as gengivas e acumulam mais placas. Eventualmente, se a periodontite não for tratada adequadamente, o osso que sustenta os dentes será destruído e os dentes podem ser perdidos.

Outras causas de doença periodontal incluem tabagismo, consumo excessivo de álcool, falta de uso de fio dental e palitos de dente, má nutrição, deficiência de vitamina C, gravidez e certos medicamentos.

Sintomas da doença periodontal

A doença periodontal é geralmente indolor em seus estágios iniciais, então a maioria das pessoas não sabe que está doente. Se você for diagnosticado com doença periodontal precocemente, o tratamento será mais fácil e menos invasivo.

Os sintomas da doença periodontal incluem:

• Gengivas que sangram quando você escova os dentes
  • Gengivas vermelhas, inchadas, sensíveis e recuadas
  • Pus entre os dentes
  • Dentes soltos
  • Mal hálito
  • Uma mudança na posição dos dentes
  • Doloroso para mastigar

Diagnóstico da Doença Periodontal

Durante cada consulta preventiva, o seu dentista deve verificar se há sinais de doença periodontal e cárie dentária sondando e mapeando suas "profundidades de bolsa" usando um instrumento pequeno e rombudo chamado sonda periodontal.

Profundidade de bolsa

A profundidade de bolsa é uma medida (em milímetros) do espaço entre o topo da sua linha de gengiva (crista gengival) e a base da bolsa. Para medir adequadamente as profundidades, seu dentista deve sondar 3 pontos nas superfícies vestibulares (superfícies de dentes adjacentes a suas bochechas) e 3 pontos nas superfícies linguais (superfícies de dentes adjacentes à sua língua) em todos os dentes. Uma profundidade de bolsa saudável é de aproximadamente 3 mm de profundidade.

Pontuação PSR

Depois de medir suas profundidades de bolsa, seu dentista atribuirá a você uma pontuação PSR. Uma pontuação de Rastreio Periodontal (PSR) codifica cada uma das 6 regiões da sua boca (denominadas sextantes) de zero a quatro. Pontuações de três ou mais em dois sextantes ou quatro em um sextante indicam a presença de doença periodontal. Seu dentista deve discutir sua pontuação PSR com você na conclusão de sua consulta odontológica, bem como possíveis planos de prevenção e tratamento periodontal.

Prevenção da doença periodontal

Na maioria dos casos, a prática de uma boa higiene bucal e o agendamento de consultas odontológicas preventivas regulares podem reduzir significativamente o risco de doença periodontal.

Pratique uma boa higiene oral

• Escove três vezes por dia com uma escova de dentes macia e um creme dental fluoretado
  • Não se esqueça de limpar a superfície da língua enquanto escova os dentes, pois as bactérias tendem a se acumular na língua.
  • Passe fio dental para remover partículas de alimento entre os dentes
  • Use um enxaguatório bucal com um agente anti-bacteriano 1-2 vezes por dia após a escovação para matar as bactérias causadoras de odores
  • Mastigue chicletes sem açúcar após as refeições ou lanches para ajudar a limpar a boca do excesso de bactérias

Programe compromissos odontológicos de cuidado preventivo regulares

As limpezas e exames dentários realizados em consultas odontológicas preventivas regulares podem garantir que o excesso de bactérias da placa bacteriana e o tártaro sejam efetivamente removidos dos dentes, diminuindo o risco de doença periodontal. Com exames odontológicos regulares, seu dentista também pode verificar se há sinais de doença periodontal. Se você é diagnosticado com doença periodontal cedo, seu tratamento pode ser mais fácil e menos invasivo.

Tratamento da doença periodontal

Se sinais de doença periodontal estiverem presentes durante uma consulta odontológica de cuidados preventivos, o seu dentista irá ajudá-lo a desenvolver um tratamento periodontal e um plano de cuidados de prevenção adaptados às suas necessidades individuais. O tratamento da doença periodontal é geralmente contínuo, com foco na saúde bucal futura, portanto os resultados do tratamento não devem ser esperados em um dia.

O cronograma de tratamento pode variar dependendo do tipo e gravidade da doença periodontal e geralmente inclui uma combinação dos seguintes tratamentos:

A profilaxia é uma limpeza dentária regular e rotineira. Uma limpeza de profilaxia envolve remoção da placa bacteriana e manchas dos dentes acima da linha da gengiva, seguida de um polimento.

Raspagem : remove a maior parte do excesso de tártaro e acúmulo de placa nos dentes abaixo da linha da gengiva que o paciente pode suportar sem anestesia. Um desbridamento completo da boca permite que as gengivas iniciem a cicatrização, permitindo ao dentista realizar um exame periodontal mais preciso.

O aplainamento radicular é o alisamento das superfícies das raízes dos dentes e consiste em uma limpeza dental profunda que efetivamente remove o acúmulo de tártaro, placa bacteriana e bactérias abaixo da linha da gengiva e dentro das bolsas . Durante o aplainamento da raiz, a anestesia local é quase sempre necessária. O aplainamento radicular é muito diferente de uma profilaxia regular, já que limpezas dentárias regulares só podem remover a placa bacteriana e o tártaro nos dentes acima da linha da gengiva. O planejamento radicular é frequentemente o tratamento de escolha para casos mais graves de doença periodontal.

Uma vez que a doença periodontal tenha sido tratada com sucesso, você e seu dentista podem estabelecer um plano de cuidados de manutenção periodontal que melhor atenda às suas necessidades. Um plano de cuidados de manutenção periodontal é importante para prevenir a recorrência de doença periodontal e garante que você mantenha seu sorriso saudável por toda a vida!