Cuidados Infantis

Assistência odontológica pré-natal

O que a mamãe deve saber

Os primeiros estágios do desenvolvimento dentário são encontrados quando o embrião tem aproximadamente 5 a 6 semanas de idade. O desenvolvimento dos dentes decíduos começa neste momento.

Ao nascimento, há normalmente 44 rebentos dentais presentes em vários estágios de desenvolvimento. A formação do esmalte está bem encaminhada nos dentes decíduos (também conhecidos como dentes de leite).

Antes do nascimento, o corpo da mãe fornece nutrição para a criança em desenvolvimento. Uma boa nutrição antes da gravidez ajuda a levar a mãe e a criança durante as primeiras semanas de desenvolvimento, que são críticas. Alterações hormonais podem causar gengivite na gravidez (inflamação das gengivas). A manutenção de uma boa higiene bucal e a remoção de qualquer substância irritante ajudam a reduzir a inflamação.

Durante a gravidez, febre e doença podem deixar marcas nos dentes em desenvolvimento. Os antibióticos, particularmente a tetraciclina, tomados durante a gravidez podem causar manchas amareladas no esmalte primário. A coloração geralmente não afeta a integridade do dente.

A gravidez pode causar alterações na mucosa da boca, o que pode ser uma preocupação. Uma boa higiene oral e uma nutrição adequada são essenciais para manter a mãe e a criança saudáveis. Como precaução, os raios X devem ser evitados durante a gravidez. Se um raio X não puder ser evitado, a mãe será protegida com um avental de chumbo com o colar de tireoide acoplado.

Quando começo a escovar os dentes do meu filho?

As gengivas de um recém-nascido devem ser massageadas diariamente com uma gaze limpa e umedecida. Quando os dentes começam a mostrar na cavidade oral uma escova de cerdas macias e muito pequenas, deve ser usada sem pasta de dente até que a criança tenha aproximadamente 18 meses de idade.

Quando a criança estiver pronta para a pasta de dentes, apenas uma pequena gota deve ser colocada na escova. As crianças têm uma tendência a engolir a pasta de dentes e o flúor pode ser ingerido em quantidades excessivas. Embora o flúor seja eficaz na prevenção de cáries, é uma substância tóxica e não deve ser ingerida. A criança deve ser encorajada a cuspir o excesso e enxaguar a boca com água limpa.

Lembre-se de trocar sua escova de dentes a cada 3 meses.  A escovação deve demorar cerca de 3-4 minutos. Faça da escovação dos dentes uma atividade agradável para a criança e eles vão querer repetir o comportamento.

Cárie de Mamadeira

As cáries podem ocorrer em crianças muito jovens que adormecem rotineiramente enquanto mamam em uma mamadeira. O açúcar na mamadeira (leite de vaca, suco, fórmula ou bebidas açucaradas) transforma-se em ácido, dissolvendo o esmalte dos dentes.

Bebês amamentados também são suscetíveis se adormecerem constantemente com leite materno em seus dentes. Os primeiros sinais incluem manchas brancas e descoloração dos dentes. Danos nos dentes decíduos podem comprometer o desenvolvimento e a erupção adequada dos dentes permanentes.

Você pode proteger seu filho deixando que ele não vá para a cama com uma mamadeira, a menos que contenha água pura, limpe a boca do seu bebê regularmente e não mergulhe chupetas no mel ou em outros ingredientes doces.

Selantes de Fóssulas e Fissuras

A colocação de selantes de fóssulas e fissuras no primeiro conjunto de molares permanentes é uma parte importante de um programa de cuidados de higiene total para máxima proteção contra a cárie dentária.

Os sulcos dos dentes são profundos na superfície de mastigação do dente e as fissuras são canais que se estendem para baixo dos lados dos dentes, de frente para a bochecha ou língua.

Esse tipo de tratamento odontológico é recomendado para dentes primários ou permanentes que contêm sulcos profundos e estreitos nas superfícies de mastigação.

Esses sulcos são armadilhas para bactérias, o que levará à cárie. É difícil, e muitas vezes impossível, alcançar essas áreas com uma escova de dentes durante a limpeza normal.

Selantes de fóssulas e fissuras são de grande benefício para as crianças, especialmente quando os primeiros conjuntos de molares permanentes irrompem na dentição entre as idades de 6 e 7 anos. Geralmente são considerados os anos propensos à cavidade.

O material vedante é feito de um tipo de resina flúida que se liga diretamente à superfície do dente preparado. Os selantes podem ser brancos, claros ou opacos e lisos. Não há efeitos tóxicos do uso de selantes químicos e a aplicação é indolor.

Os dentes devidamente selados devem reter seu material vedante por 01 ano ou mais. Durante cada 6 meses de assistência continuada, o dentista reexaminará o selante para garantir que ele permaneça no lugar para continuar a proteção. Pesquisas mostraram que a colocação de selantes de fóssulas e fissuras reduziu drasticamente a incidência de cáries dentárias em crianças durante os anos propensos à cavidade. Eles também reduzem a necessidade de procedimentos mais complexos e dispendiosos que possam comprometer a estrutura e a integridade do dente.

Nutrição

Boa saúde dentária depende de um suprimento adequado de nutrientes que são usados ​​pelo corpo. As bactérias na placa usam açúcares simples como alimento e reagem dentro da boca, produzindo uma enzima (ou ácido) que afetará o esmalte dos dentes.

Os tipos de alimentos que causam a cárie dentária contêm açúcares refinados, como os encontrados em doces, refrigerantes e bolachas.

Os açúcares refinados permanecem na boca com frequência suficiente para reagir às bactérias na placa. Açúcares naturais são encontrados em frutas e legumes, mas eles geralmente limpam a boca rapidamente antes que o açúcar seja convertido. Frutas secas, como passas, continham uma forma concentrada de açúcar natural que gruda nos dentes. Se as passas são ingeridas com nozes ou grãos como nos cereais, a viscosidade é geralmente diminuída nos dentes.

Os mastigáveis ​​para crianças, sejam eles na forma de vitaminas ou analgésicos, devem sempre ser seguidos de enxague da boca com água limpa. A aspirina e a vitamina C têm uma base ácida e são misturadas com açúcar para torná-la mais palatável para a criança.

Chupando o polegar

Quando a criança chupa o dedo, isso pode ter um efeito prejudicial no crescimento da maxila, no contorno facial e até na fala. Causa um desalinhamento da maxila, o que pode ser sério. Muitas vezes esse hábito bucal desaparecerá, mas se não desaparecer e se estender além dos 4 anos de idade, ações corretivas devem ser tomadas.

É importante encorajar seu filho a acabar com o hábito sem causar constrangimento ou vergonha.

Você deve pedir ao seu dentista para falar com seu filho enquanto você não estiver presente. Muitas vezes as crianças ouvem um adulto com quem estão menos familiarizadas. Se a criança continuar com o hábito, um aparelho de correção de hábito pode ser inserido na boca da criança como um lembrete para manter o polegar para fora.